domingo, 21 de novembro de 2010

Marx e Engels "Sociedade Desigual e Revolução Comunista"

A história de toda a sociedade existente até hoje tem sido a história das lutas de classes.
Homem livre e escravo, patrício e plebeu, senhor e servo, mestre de corporação e companheiro, numa palavra, o opressor e o oprimido permaneceram em constante oposição um ao outro, levada a efeito numa guerra ininterrupta, ora disfarçada, ora aberta, que terminou, cada vez, ou pela reconstituição revolucionária de toda a sociedade ou pela destruição das classes em conflito.
Desde as épocas mais remotas da história, encontramos, em  praticamente toda parte, uma complexa divisão de sociedade em classes diferentes,  uma gradação múltipla das condições sociais (...)
A sociedade moderna burguesa, surgida das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos de classes. Apenas estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta em lugar das velhas.
No entanto, a nossa época, a época da burguesia,  possui  uma  característica: simplificou os antagonismos de classes. A sociedade global divide-se cada vez mais em dois campos hostis, em duas grandes classes que se defrontam - a burguesia e o proletariado (...)
Horrorizai-vos porque queremos abolir a propriedade privada. Mas, em nossa sociedade, a propriedade privada já foi abolida para nove décimos da população; se ela existe para alguns poucos é precisamente porque não existe para esses nove décimos. Acusai-nos, portanto, de procurar destruir uma forma de propriedade cuja condição de existência é a abolição de qualquer propriedade para a imensa maioria da sociedade.
Em suma, acusai-nos de abolir a vossa propriedade. Pois bem, é exatamente isso o que temos em mente (...)
Que as classes dominantes tremam diante de revolução comunista! Os proletários nada têm a perder senão seus grilhões. Têm um mundo a ganhar. Proletários de todos os países, uni-vos!
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto Comunista. 2. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1978, p. 93-124.

Um comentário:

  1. Professor, acho que o maior erro do comunismo foi o regime ditatorial.
    Acho que não foi isso o que Marx queria. Começou com Lênin e continua com os irmãos Castro e o Kim Jong-Il...

    ResponderExcluir